O Ronronado dos Bichanos
Antigamente, as pessoas achavam que este som era proveniente de alguma doença respiratória doa gatos que podia ser transmitida aos humanos.Para provar que esse barulhinho não tem nada de transmissível, vamos explicar melhor o que acontece.
O mecanismo do ronronar ocorre tem diversas explicações, porem sabe - se que o som é gerado pela passagem do ar durante a vibração das cordas vocais. Estudo mostram que os gatos produz o ronronado as vezes, para manipular os humanos, modo semelhante como fazem os bebês ao chora com fome.
E por que eles fazem isso? o gato normalmente produz esse som quando ele esta se sentindo bem, feliz, numa atividade prazerosa, como quando esta recebendo carinho de seu dono. No entanto em situações de medo, ou dor os gatos também podem produzir este barulhinho o que esta relacionado a liberação de endorfina.
E engana-se de quem pensa que o ronronar é atividade exclusiva dos gatos domésticos. Os tigres, leões , chitas, pumas, dentre outros felinos selvagens também possuem essa capacidade, as vezes de uma forma pouco diferente do ronronado tradicional.
Os gatos possuem um jeito especifico de demonstra seu afeto e alegria.
Outro comportamento muito comum que os bichanos costumam ter quando produzem este som é o de "fazer massagem" ou semelhante o ato de "amassar pão". È o movimento que eles fazem alternando as patinha ritmicamente e com uma expressão de alegria e as teorias pelo qual isso ocorre são variadas. Umas afirmam ser uma lembrança de quando eram filhotes, quando faziam esse movimento no adomem da mãe assim de facilitarem a saída do leite, demonstrando um afeto de mãe e filho, e uma sensação imensa e bem estar. Outras teoria é a de que esse movimento libera mais secreção de glândulas especificas, com uma mais eficiente de deixar seu cheiro. E ha a teoria de que seria organizar melhor o local antes de deitar.
A verdade e que, de forma diferente, os felinos tem jeito todo especial de expressarem seu carinho e alegria , conosco basta apenas, que nos deixe contagiar e reconhecer melhor o comportamento deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário